O efeito Barbie na publicidade: Como o filme da Barbie pode te ajudar no seu marketing!

O queridinho e tão esperado filme da Barbie já era um sucesso antes mesmo de ser lançado, isso porque cada passo foi pensado estrategicamente para que alcançasse o público alvo mas também se tornasse um hype do momento, o que gerou uma antecipação bacana entre as pessoas e o sentimento de pertencimento tanto aos adultos quanto para a criançada.

Porém, uma coisa é fato, eles tinham total clareza dos objetivos e do que eles queriam alcançar, e ele conseguiram!

Confira algumas das estratégias que foram utilizadas e anote todas, elas irão mudar a publicidade da sua empresa, veja:

Existem algumas estratégias que foram nítidas e também essenciais para todo o marketing utilizado para a estreia desse filme, e são deles que nós iremos falar aqui.

IDENTIDADE VISUAL MARCANTE

Barbie é uma das marcas mais fortes do mundo, e ela tem total noção disso!

Basta apenas você ver o exato tom de rosa, que a Barbie está ali, imagina a satisfação de saber que a sua marca pode ser reconhecida sem nenhuma escrita, somente utilizando uma cor? É a Barbie!

Basta uma criança encontrar uma bolsa, uma camiseta ou um brinquedo exatamente no tom certo de rosa, que certamente será para ela “a bolsa da Barbie”, isso é uma identidade visual marcante, as pessoas batem o olho e sabe que é a sua empresa que está ali.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uKgaVlMN7IY

Há um charme nostálgico em cada parte pensada o que torna tudo mais incrível!

UTILIZAÇÃO DE HYPES COMO A IA

No momento de estreia do filme, nossas redes sociais lotaram com pessoas utilizando o pôster do filme com sua própria foto, e isso não foi por acaso. Todo esse burburinho foi pensado pela equipe de marketing, utilizando de hypes do momento para fortalecer ainda mais a antecipação do filme que seria estrelado.

Através da IA você poderia ser a Barbie daquele pôster com a frase “This Barbie is a __” (Está é a Barbie__), fortalecendo ainda mais a nostalgia e pertencimento da marca, fazendo consequentemente também que os próprios fãs aumentassem a divulgação do próprio filme.

E como não era de se esperar outra coisa, a internet fez o que ela faz de melhor: Criou inúmeros memes e pôsters e a divulgação foi surreal com a junção de: IA, interatividade dos fãs e compartilhamento generalizado. Até se você não ama a Barbie, com certeza você fez parte desse movimento!

PARCERIAS ESTRATÉGICAS E PRODUTOS

O foco deles é claro e objetivo, não era somente para as crianças, mas principalmente os adultos que fazem parte de toda essa história ao longo desses 60 anos.

Através dessa clareza forma feitas parcerias com empresas que criassem produtos que trouxessem a vida da Barbie a tona, fazendo com que os adultos despertassem novamente o sentimento de nostalgia e vivenciassem a Barbie.

Quem não tem o sonho de poder viver um dia sequer na mansão da Barbie? Com certeza você é essa pessoa, seja por amor ou por curiosidade a resposta é sim.

Foram criados inúmeros produtos de beleza, escovas de dente para que a Barbie esteja presente no seu dia a dia, e até mesmo um cruzeiro da Barbie. Você faz parte dessa história e é isso que eles passaram em toda a campanha de marketing da Barbie!

Não podemos deixar de mencionar que o início disso tudo é saber exatamente qual o seu público alvo, para que assim seja construído um plano estratégico para alcançar essas pessoas, o que foi perfeitamente feito por eles desde o início.

O que foi bem pensado também na estratégia deles é o fato de terem total percepção do potencial e o status já construído pela Barbie em todos esses anos, o que foi utilizado por eles perfeitamente, trazendo também esse sentimento de pertencimento dos adultos que estão com a Barbie desde a sua infância, e as pessoas amam se sentir parte de algo, todo mundo teve uma Barbie na infância, assistiu seus filmes e desenhos ou já cantou com os amigos “Sou a Barbie Girl”, o pertencimento foi a chave.

É como se em toda a sua vida, você estivesse esperando pelo momento que sairia um filme da Barbie no cinema, e pelo sentimento de nostalgia, você não pode ficar por fora disso.

Tudo foi perfeitamente pensado para atingir seu público alvo que está explicitamente claro durante todo o marketing criado, o que foi um desafio, porém foi muito bem executado. A clareza do seu público alvo é um dos pontos chaves para que a sua empresa tenha o marketing que ela precisa.

Seus melhores vendedores serão o seu público alvo, o mundo é alimentado pelos burburinhos criados pelas pessoas através da internet e parcerias estratégicas, use a seu favor!

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