Você tem ou conhece alguém que tem miopia? Se conhece, provavelmente, sabe que o míope consegue ver o que está perto, mas não o que está longe.
Pois é exatamente o mesmo que acontece quando falamos da miopia do marketing.
Pois na miopia do marketing, o que acontece é bem parecido com isso. Aspectos como o cenário mercadológico ou as necessidades dos consumidores acabam sendo deixado em segundo plano.
A miopia do marketing pode afetar um negócio de várias formas, mas tudo começa pela principal delas: o desinteresse do consumidor. A empresa que causa bocejo no consumidor porque só sabe falar do quanto o seu produto é incrível.
Esse probleminha de visão empresarial foi identificado pela primeira vez pelo economista estadunidense Theodore Levitt, na década de 1970, que acreditava em uma nova abordagem da forma como se projetava, construía, apresentava e se vendia um produto. Essa nova forma decorria do entendimento de que a relação de consumo não era mais focada no vendedor, e sim no comprador.
Hoje você vai saber o que fazer para evitar o problema que levou gigantes como a Kodak à falência. Caso você não conheça a história, iremos te contar brevemente. Confira!
KODAK
A empresa Kodak era líder mundial no mercado fotográfico e uma das maiores empresas do mundo. Seu principal negócio era o fornecimento de filmes fotográficos e de serviços de revelação.
Naquele ano, o engenheiro da Kodak Steven J. Sasson, apresentou para a diretoria de sua empresa a sua invenção – a primeira máquina fotográfica digital. A falta de entusiasmo da alta direção foi tanta que a empresa chegou até a relutar em registrar a patente e não desenvolveu a tecnologia por diversos anos.
Alguns dirigentes afirmaram que, uma vez que a invenção não usava filme fotográfico, não era de interesse da empresa!
Atualmente, com muitas dificuldades financeiras, a Kodak, que já foi a maior empresa do setor fotográfico do mundo, tenta se reinventar após não ter compreendido a tempo a mudança que foi criada dentro de sua própria casa e que poderia tê-la alavancado ainda mais.
A Kodak é um forte diagnóstico de Miopia do Marketing, ela enxergava apenas o quanto seu produto era bom, mas não conseguiu enxergar a longo prazo, o que estava a sua frente.
Como a Miopia do Marketing afeta sua empresa?
Quando uma marca tem fixação pelos produtos ou serviços que oferece, fica míope sobre a proposta de valor que gera com eles. Ou seja, deixa de mostrar para o consumidor como podem ser úteis para resolver seus problemas.
Empresas fanáticas pelos próprios produtos ou serviços querem gritar para o mundo o quanto são as melhores opções do mercado, porém os próprios consumidores, passam a pegar ranço delas e a parar de se interessar pelo que têm a oferecer.
Em muitos casos, as empresas percebem isso tarde demais, quando estão prestes a fechar suas portas. Cabe a você acordar para a realidade e evitar que esse seja o seu desfecho.
Por mais fantástico que seja aquilo que oferece, sua solução só será uma solução se gerar um benefício claro ao seu público. Se gerar vendas é o que move a maioria das empresas, é preciso usar as estratégias de marketing certas para atrair, engajar e fidelizar seu cliente. Afinal, sem ele, nada acontece!.
Mas a boa notícia é que existem soluções para reverter. Confira!
Como evitar a Miopia do Marketing em sua empresa?
Os benefícios que seu produto é capaz de oferecer deve importar muito mais do que o produto em si. Confira três dicas para evitar ou reverter a Miopia do Marketing em sua empresa e fugir dessa cilada!
1. Esteja sempre de olho em suas redes sociais!
Na era digital, deixar de acompanhar as redes sociais da sua empresa é um tiro no pé!
Hoje existem diversas ferramentas que podem fazer esse monitoramento para você de forma rápida e prática, como por exemplo: Google Analytics. Além disso, o monitoramento irá te ajudar a identificar oportunidades no mercado de forma mais rápida.
Através das redes sociais seus clientes manifestam vontades e opiniões, o que é uma ótima oportunidade para captar e inovar!
2. Faça pesquisa de satisfação!
Pesquisas de satisfação são as melhores ferramentas para te dar um norte claro para entender quem realmente importa: seus clientes.
Podem ser feitas on-line ou off-line, o meio que melhor funciona para seu público, assim como as questões mais relevantes para elaborar seu questionário de acordo com seu ramo.
Com essa pesquisa você irá entender e ter uma visão ampla do que está dando certo ou não entre o relacionamento da sua empresa com seus clientes.
Você só não vai enxergar se você não quiser!
3. Não perca de vista sua concorrência!
Um sintoma claro de Miopia do Marketing é não enxergar o que sua concorrência está fazendo.
Para não tomar susto, não perca de vista sua concorrência e esteja sempre analisando suas estratégias o mais fundo possível, e assim, encontre oportunidades para fazer ainda melhor!
Como está a visão da sua empresa? Está precisando de um oftalmologista?