Se você tem dificuldade de criar conteúdo que de fato faça sentido para as redes sociais da sua empresa o que pode estar faltando é você ter clareza sobre o que é o funil de vendas e como você pode utiliza-lo ao seu favor.
Para começarmos, o primeiro passo é ter total clareza do público alvo da sua empresa, qual a sua persona e com quem você deseja falar, a partir daí podemos criar uma jornada para seus leads, eficaz e estratégica.
Você já viu em algum momento da sua vida um funil de verdade, certo? Ele é a base para que você entenda como isso funciona. O funil costuma ser largo em cima e ao decorrer ele vai afinando, e é exatamente isso que nós fazemos na prática com uma estratégia bem feita, é como se fosse um processo seletivo dos seus leads, é de fato a jornada que seus leads irão percorrer e você é responsável por criar esse caminho.
O funil é dividido em três partes: Topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Existem conteúdos específicos que devem ser criados em cada uma dessas etapas para que você faça um possível cliente virar realmente um fã da sua empresa e consumidor.
TOPO DE FUNIL
O topo de funil são leads que acabaram de chegar em sua empresa, eles tiveram o primeiro contato com o seu serviço ou produto, aqui ele esta na fase de descoberta. No topo de funil os conteúdos serão bem abrangentes, que gerem identificação, o cliente irá entender de forma generalizada o que é a sua empresa, qual problema a sua empresa soluciona e normalmente aqui o lead identifica que ele também possui esse problema, geramos a identificação com o cliente e a partir daqui ele começa a te acompanhar.
MEIO DE FUNIL:
O cliente já entendeu o que a sua empresa faz e que ele tem um problema que precisa ser resolvido. Na segunda fase do funil vamos mostrar para o cliente que o caso dele tem solução e que a sua empresa tem a solução que ele precisa.
Vamos apresentar dicas, tutoriais, mostrar de forma clara as soluções que podem ser feitas, e aqui o cliente já reconheceu que tem um problema e está considerando ir atrás da solução. Afinal, ninguém gosta de ter pendências, principalmente se podem ser resolvidas
FUNDO DE FUNIL:
Agora a última parte do funil e uma das mais importantes. O cliente já conhece sua empresa, já reconheceu que tem um problema e que pode ser resolvido, nesta parte você apresenta para o lead que a sua empresa tem a solução da vida dele.
No fundo do funil você faz a venda do seu serviço ou produto, mostra como funciona, como pode ser feito, benefícios, diferenciação, tudo o que irá mostrar que é a solução que o cliente precisa. Aqui é a hora de vender o seu peixe, como diz a história!
Possuindo um entendimento claro do produto oferecido e da funcionalidade do funil de vendas, você pode criar um passo a passo que o seu lead irá percorrer, qual jornada você quer que ele faça e assim criar uma estratégia de conteúdo perfeita para que a sua empresa gere mais resultados.
Algumas pessoas nem sabem que possuem um problema até que você apresente a elas e mostre a solução, essa é a chave para a sua venda. Use o funil de vendas como base para criar conteúdos estratégicos e depois compartilhe com a Seal Comunic quais foram seus resultados!
Não basta apenas criar conteúdo, crie conteúdos estratégicos e que faça sentido, e assim você terá resultados.