A estratégia que será usada em sua empresa é a chave para abrir portas, porém, para uma estratégia ser bem estruturada e dar retornos positivos, um dos pontos principais é estar sempre de olho no mercado e em sua concorrência. Através desses pontos você terá um olhar amplo do que a sua empresa realmente precisa fazer no mercado.
Olhar para a concorrência não em um sentimento negativo de comparação, e sim estratégico do que você pode fazer de forma parecida ou o que eles não estão fazendo que a sua empresa pode fazer, o que chamamos de inovação!
Hoje trouxemos um exemplo bem objetivo de uma empresa conhecida no mercado que foi encurralada por um concorrente, e em como essa pressão gerou uma transformação estratégica que fez com que a empresa trouxesse inovação para o mercado e de forma estratégica mantivesse seu lugar no mercado.
WALMART vs. AMAZON
A Walmart é conhecida por ser uma das maiores lojas de varejo do mundo. Como todas as empresas desse setor, a direção da empresa teve um grande esforço para manter as expectativas de seus clientes devido ao grande impulso do comércio digital no mercado atual.
A Amazon chegou no mercado trazendo inovação e praticidade, sendo assim, se tornou a maior concorrente do Walmart, o seu avanço colocou a Walmart sob pressão, a qual gerou resultados positivos, no sentido de transformações no estabelecimento de pedidos on-line e serviços de entrega.
Essa pressão gerou transformações inovadoras e suas estratégias para se manter no ranking do mercado foram além. O sucesso mais recente da empresa foram os pedidos por comando de voz através do Google Home. Você não apenas compra no conforto da sua casa, como também pode fazê-lo usando seu celular por comando de voz.
A empresa já possui em seu aplicativo móvel da própria Walmart pesquisa visual, que possibilita que os clientes digitem o que estão procurando e o localizem no mapa da loja. Não é necessário esperar para obter ajuda de um funcionário do estabelecimento, gerando para o cliente praticidade e agilidade – o que nós amamos e buscamos atualmente.
A análise de concorrência é uma ação muito importante para que sua empresa não caia na Miopia do Marketing. É uma estratégia fundamental para alcançar o sucesso. Através desse acompanhamento, é possível melhorar as ações de marketing da sua empresa, converter, fidelizar mais clientes e se manter no mercado.
Prontos para analisar sua concorrência?